Você está aqui: Entrada Áreas de Intervenção Infra-estruturas INF-02: Infra-estruturas para georeferenciação de conteúdos via Internet

INF-02: Infra-estruturas para georeferenciação de conteúdos via Internet

Coordenador de área: Dílio Ribeiro
Coordenador de sub-projecto:Aurélio Pires

Orçamento: 600.000
Executor: ParadigmaXis
Parceiros: Academia das Artes; CM Maia

O objectivo deste projecto é implementar a infraestrutura que permite disponibilizar informação georeferenciada ao nível de todos os conteúdos e portais temáticos do projecto Maia Digital. A informação disponibilizada está agrupada em várias categorias e é georeferenciada sobre cartografia fornecida pela CM Maia. Resulta assim o Roteiro Digital da Maia, que permite aceder a informações de interesse à qual está associada uma breve descrição, que inclui desde a informação mais genérica, como a morada ou número de telefone, até descrições mais pormenorizadas, nomeadamente os preços médios das refeições e especialidades dos restaurantes, as actividades existentes nos complexos desportivos ou, ainda, o número de quartos e as facilidades de um hotel. A par destas funcionalidades os pontos de interesse vêm acompanhados de fotografias.

Para além disso, e em conjunto com um receptor GPS (sistema de posicionamento via satélite), o Roteiro Digital indica automaticamente a localização, permitindo viajar de forma assistida, ou seja, determinando o melhor caminho para chegar a qualquer destino no Concelho da Maia. O local onde o cidadão se encontra é assinalado no mapa através de um ponto, à semelhança do "Você está aqui" que vulgarmente se encontra nos outdoors.

O serviço é disponibilizado em 3 plataformas, Internet, PDA e telemóvel, sendo o processo de instalação um simples download, sem encargos de comunicações.

Foi igualmente já implementado um serviço de sugestões/reclamações que permite aos cidadãos comunicarem directamente com a Câmara Municipal da Maia, via GPRS, com a  pospossibilidade de adicionar uma fotografia digital. O utilizador recebe um código que lhe permite, em qualquer momento, acompanhar o processo da sua informação/reclamação, sendo este o único serviço que requer Internet activa no seu telemóvel.

A infra-estrutura da geoconferenciação será implementada no suporte a vários outros projectos MaiaDigital e foi colocada à disposição do POSI para utilização em outros projectos de Cidades e Regiões Digitais.

Acções do Documento